A lógica de Lobato em denegrir a imagem do negro perpassa pelas mesmas vias e também fantasias de Ziraldo, que coloca sua pintura bem uniformizadas ao carnaval do bloco brasileiro que merda é essa anestesiando o folclore devasso das mentes humanas seja na sapucaí o nos arredores do território do centro do Rio de Janeiro ou brasileiro.
A mesma intenção fundamenta a globo em fazer novas edições do trabalho de lobato trazendo o sítio que enobrece uma mente doente, chamada Monteiro Lobato e as novas linhas de eugenia brasileira a teoria do enbraquecimento.
Julio um amigo de classe em sua citação a essa carta, é sensato em colocar as formas excrachadas de racismo como forma feroz do mesmo modo sútil de formar conceitos de maneira perversa; como se só configurasse racismo a violencia fisica ou moral no ato do processo com testemunha."A ideia é acabar com essa brincadeira de achar que a gente é racista".Perspicaz essa forma de desenhar o Brasil Ziraldo!
Isso mesmo; a ideia principal de trilhar um caminho de perfeita harmonia racial nos pais, exala um cheiro de profunda repulsa dos chamados intelectuais e formadores de opinião das massas, que degolam camadas com suas psicodélicas ideias da unidade racial, miscigenando novas idéias nem que sejam subliminares. A carta como diz a leitora achou uma vítima e eu tambem, pena ela representar um ícone brasileiro, que pense assim.